A Aviação Virtual surgiu a algumas décadas atrás, a partir de simuladores que começaram com telas monocromáticas até chegar como está hoje, com movimentos aerodinâmicos perfeitos.
Hoje, a Microsoft vem lançando várias versões do simulador, o Flight Simulator 2004, e o X que é o mais completo hoje existente.
A sociedade formada pela aviaçao virtual, é grande, e vem crescendo cada vez mais a cada dia, a realidade do simulador impressiona, e hoje é usado até para treinamento real dos pilotos.
Procedimentos, cartas, posições geográficas, aeródromos, aeronaves,tempo de voo, meteorologia local, etc. tudo igual a vida real.
Atualmente temos 2 redes de voo, a IVAO e a VATSIM, nas quais são uma sociedade de pilotos e controladores virtuais que simulam toda a vida na aviaçao real.
E aqui no Portal da Aviação, não poderia faltar esse maravilhoso mundo, no qual eu faço parte, e muita gente também, aqui teremos diversas coisas relacionadas a Aviação Virtual, fiquem ligados!
Para entender melhor a Aviação Virtual assista a esta vídeorreportagem:
Objetivo da Vatsim
O objetivo da VATSIM é tornar a simulação o mais próxima possível dos procedimentos reais usados na aviação, incluindo procedimentos realísticos padronizados e fraseologia de rádio. Tal objetivo tornou a VATSIM um auxílio ao treinamento de estudantes da aviação que não possuem experiência na comunicação por rádio com o controle de tráfego aéreo, assim como pilotos privados e comerciais buscando melhorar suas habilidades, especialmente em comunicação por rádio.
História da Vatsim
Nos anos 90, a evolução da Internet e simuladores de vôomulti-jogador dos simuladores. Em 1997, a primeira versão do SquawkBox foi criada na forma de um add-on para o Microsoft Flight Simulator 95, aumentando os recursos multi-jogador para permitir que uma grande quantidade de jogadores se conectasse ao jogo. ProController, um programa simulador de radar, foi criado no mesmo ano, e a rede SATCO foi formada pela crescente comunidade de entusiastas da aviação. Em dezembro de 1998, um grupo se separou da SATCO em razão de discordâncias, formando a IVAO. A VATSIM foi então oficialmente criada em julho de 2001, substituindo de fato a SATCO.[2] Em 2006, a VATSIM foi abordada numa reportagem de primeira página do Wall Street Journal modernos permitiram que os usuários voassem juntos usando funções
Estrutura
A estrutura da VATSIM é semelhante a organizações equivalentes do mundo real. Ela é dividida em sete regiões:- Africa/Oriente Médio
- Ásia
- América Central/México/Caribe
- Europa
- América do Norte
- Oceania
- América do Su
tais regiões são respectivamente divididas nas chamadas Divisões, que abrangem o território de um ou mais países. As Divisões, por sua vez, são divididas em:
- Flight Information Regions (FIRs) (do inglês: Região de Informação de Vôo)
- Virtual Area Control Centers (vACCs) (do inglês: Centro de Controle de Área virtual)
- Air Route Traffic Control Centers (ARTCCs) (do inglês: Centro de Controle de Tráfego em Rota)
Software
A VATSIM é suportada pelo que é descrito como um software incrivelmente complexo e robusto, que permite a operação da rede..[5] Os usuários precisam de plugins próprios (como o SquawkBox ou o FSInn) para simuladores de vôo (como o Microsoft Flight Simulator 2004 Microsoft Flight Simulator X ou o X-Plane) para se conectar como pilotos, ou aplicações de simulação de radar (como o ASRC, o VRC ou o Euroscope) para se conectar como controlador de vôo. Os aplicativos específicos da VATSIM são disponibilizados gratuitamente, e fornecidos pela própria rede.O serviço de rede é fornecido por servidores operando com software proprietário localizados ao redor do mundo. Todos os servidores são interligados de forma que os usuários podem ver um ao outro na rede, independentemente do servidor ao qual cada um se conectou.
Existem também outras ferramentas disponíveis que não são essenciais para o uso da rede, mas que podem fornecer informações úteis.