Esta é a curiosidade daqueles que ganharam aquele pequeno avião de brinquedo, ou comprou aquele simulador de voo, fez uma visita a um aeroporto, viajou de avião,etc. E uma certa hora descobriu que seu futuro era ser piloto de avião!
Bem, o interessado poderá fazer por 2 modos: Aeroclube ou Faculdade de Ciências Aeronáuticas.
O preço estimado em ambas as situações chega a aproximadamente R$ 60.000.
Aeroclube:
Curso de Piloto Privado - Avião:
Na preparação de pilotos para a aviação civil, o curso de piloto privado - avião (PP-A), embora não se destine à preparação profissional, constitui-se objeto de estudo e padronização no âmbito do sistema de aviação civil, por se tratar de preparo básico para os outros níveis da carreira, tais como piloto comercial e piloto de linha aérea.
Neste curso, o aluno terá várias atividades, tais como conhecimentos técnicos das aeronaves, meteorologia, navegação aérea, teoria de vôo - aerodinâmica, regulamento de tráfego aéreo, segurança de vôo, sistema de aviação civil, medicina aeroespacial, palestras e visitas programadas nas organizações ligadas à aviação.
Requisitos para inscrição de candidatos ao curso de piloto privado:
a) idade mínima - 18 anos, a serem completados até a data do exame prático da ANAC para a obtenção da Licença de Piloto Privado - Avião. Entretanto, o candidato poderá: cursar a parte teórica com 16 anos; iniciar o vôo com 17 anos devidamente autorizado pelos pais; prestar o exame e obter a Licença de Piloto Privado para voar, com 18 anos completos;
b) Nível mínimo de escolaridade - 1° grau completo, realizado em estabelecimento de ensino público ou privado devidamente autorizado.
Documentação:
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
Candidatos brasileiros: ficha de inscrição/matrícula preenchida; carteira de identidade (maiores de 18 anos) ou certidão de nascimento (menores de 18 anos); comprovante de conclusão do 1° grau ou equivalente; título de eleitor; cpf dos candidatos maiores de 18 anos ou do responsável pelo candidato menor; certificado de reservista ou de alistamento militar; e duas fotos 3 x 4 recentes.
Candidatos estrangeiros: ficha de inscrição/matrícula preenchida, comprovante de conclusão do 1° grau ou equivalente; título de eleitor; duas fotos 3 x 4 recentes, além do documento de identificação pessoal (passaporte ou registro nacional de estrangeiro).
Duração do curso: Em média 04 (quatro) meses.
Curso de Piloto Comercial - Avião:
O curso de Piloto Comercial - Avião, é uma continuidade do curso de Piloto Privado e dá início à parte profissional como piloto, permitindo a você voar e ser remunerado. Você está iniciando sua carreira como piloto e seu passo seguinte será o de Piloto de Linha Aérea, que lhe permitirá voar como piloto na aviação de linha aérea regular. É a maior licença que você obterá nesta profissão, a de PLA (Piloto de Linha Aérea).
Neste curso o aluno terá várias atividades, tais como: conhecimentos técnicos das aeronaves; meteorologia; navegação aérea - 2ª parte; teoria de vôo - aerodinâmica de alta velocidade; regulamentação de tráfego aéreo - IFR; segurança de vôo; sistema de aviação civil; medicina aeroespacial; palestras e visitas programadas nas organizações ligadas à aviação.
Requisitos:
Idade mínima de 18 anos, nível de escolaridade 2° grau completo, realizado em estabelecimento público ou privado devidamente autorizado e experiência como piloto - ser portador da Licença de Piloto Privado - Avião.
Documentação necessária:
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
Candidatos brasileiros: ficha de inscrição/matrícula preenchida; carteira de identidade; comprovante de conclusão do 2° grau ou equivalente; título de eleitor; cpf; certificado de capacidade física 1ª classe; certificado de reservista ou de alistamento militar; e duas fotos 3 x 4 recentes.
Candidatos estrangeiros: ficha de inscrição/matrícula preenchida; licença especial concedida pela ANAC, conforme legislação em vigor; e duas fotos 3 x 4 recentes.
Duração do curso: Em média 04 (quatro) meses.
Curso de Piloto de Linha Aérea - Avião:
Objetivo geral do curso:
O curso de Piloto de Linha Aérea - Avião, propõe-se a fornecer subsídios teórico-práticos fundamentais destinados a capacitar o aluno para atuar como piloto em comando de aviões em serviços de transporte aéreo, com eficiência e segurança, na qualidade de representante da empresa e do país de origem.
Assim sendo, o curso foi concebido de maneira a contribuir para:
a) ampliar os conhecimentos gerais do piloto com relação ao contexto em que atua, fornecendo-lhe subsídios básicos sobre o Sistema de Aviação Civil;
b) capacitar o piloto a responder às exigências da evolução tecnológica, no comando de aeronaves de última geração, proporcionando-lhe revisão, atualização e ampliação de conhecimentos técnicos e científicos;
c) ampliar a compreensão do piloto a respeito da influência do fator humano na segurança do voo;
d) capacitar o piloto a administrar eficazmente os recursos na cabine de comando, propiciando-lhe o desenvolvimento de habilidades pertinentes à competência interpessoal.
Para que um aluno possa fazer matrícula no curso, deverá possuir licença de PC-Avião, possuir habilitação atualizada em vôo por instrumentos ou estar matriculado em curso homologado para esta habilitação.
Considerando que o curso contém assuntos cuja complexidade exige do aluno um nível elevado de conhecimentos e experiência e que visa a capacitar o piloto para exercer a função de comando, objetivo cuja consecução requer que seja o mais curto possível o espaço de tempo decorrido entre o término do curso e o exercício da função, a fim de que não se percam os conhecimentos adquiridos, a entidade de instrução profissional deverá dar prioridade aos candidatos que tenham atingido as metas exigidas no RBHA-61 (ANAC) para concessão de licença de PLA-Avião ou que venham a atingi-las até o final do curso.
Poderão, também, matricular-se no curso, pilotos portadores de Licença de Piloto de Linha Aérea - Avião, com vista ao seu aperfeiçoamento profissional.
Este curso é de fundamental importância para aqueles que se propõem operar a nível de comandante em linhas aéreas de transporte de passageiros. Aprende-se as técnicas modernas dos sistemas de aeronaves até os aspectos organizacionais, jurídicos e de segurança da aviação civil.
Duração do curso: Em média 04 (quatro) meses.
Faculdade de Ciências Aeronáuticas:
A faculdade de Ciências Aéronáuticas é uma outra opção para quem deseja seguir a carreira de piloto, e custa quase mesma coisa que o Aeroclube
Uma das faculdades é a PUCRS que tem uma enorme infrestrutura para atender os futuros pilotos.
O currículo é composto basicamente de matérias teóricas, como física aplicada, teoria do voo, meteorologia, conhecimentos técnicos de aeronaves, regulamentos de tráfego aéreo, navegação aérea e infraestrutura aeroportuária, entre outras. O treinamento prático ocorre em sessões em simuladores de voo e em aeroclubes. Algumas faculdades exigem que o aluno tenha, antes de ingressar no curso, a carteira de piloto privado concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em outras, é possível optar pela formação específica de gestor de empresas aéreas ou piloto de aeronaves. No primeiro caso, você tem mais disciplinas ligadas à administração, como marketing aplicado ao transporte aéreo e desenvolvimento gerencial. Se escolher a segunda opção, deve estar preparado para despesas extras: a maioria dos cursos requer que o aluno cumpra um mínimo de 40 horas de voo. Algumas escolas também exigem que ele tire a carteira de piloto comercial, voando com o auxílio de instrumentos, para receber o diploma de bacharel, o que significa uma quantidade adicional de horas de voo.
O que você pode fazer
Comandante
Gerenciar todas as operações e atividades a bordo de uma aeronave, seja em voos nacionais, seja em internacionais.
Copiloto
Assessorar o comandante nas operações de bordo e substituí-lo no comando, se necessário.
Perícia e segurança de voo
Inspecionar e controlar as condições de segurança e investigar acidentes.
Piloto particular
Dirigir aviões ou helicópteros particulares, elaborando os planos de voo e comunicando-se com as torres de controle de aeroportos e de aeroclubes. Cuidar da manutenção e do abastecimento de aeronaves e verificar o cumprimento de normas de segurança.
Administrador aeroportuário
Gerenciar os serviços em aeroportos, da segurança dos passageiros e vendas de passagens aos serviços de informação e a colocação da carga nas aeronaves.
QUALQUER DUVIDA ENVIE EMAIL PARA JVMELOFAB@HOTMAIL.COM OU UTILIZE NOSSO CHAT. A EQUIPE DO PORTAL DA AVIAÇÃO DA A TODOS BOA SORTE E QUE TODOS CONSIGAM REALIZAR ESSE SONHO!