Um ano após iniciada, 63% da obra
de terraplenagem do pátio do terminal de passageiros 3 do aeroporto de
Guarulhos (SP) já foi concluída, o dobro do previsto para o período
pelo cronograma. Iniciada em maio de 2011, a obra é tocada pelo
Exército.
"Se tudo
correr bem, vamos entregar antes do prazo do convênio com a Infraero,
que é dezembro de 2013", diz o general Joaquim Brandão, comandante do
DEC (Departamento de Engenharia e Construção do Exército).
A
Infraero prevê a conclusão das obras para setembro deste ano. Se isso
ocorrer, o consórcio vencedor da concessão de Guarulhos ganhará mais
tempo para realizar a etapa de concretagem do pátio. Essa obra era tida
no mercado como um grande desafio para ter o terminal funcionando até a
Copa de 2014, como previsto no contrato.
O comandante do DEC prefere cautela. Segundo Brandão, o projeto entrou numa etapa complexa, que só pode ser executada sem chuva.
No
mês passado, foi encerrada a colocação da camada de pedra sobre a área
de 310 mil metros quadrados que vai servir de pátio de manobra para os
aviões. Agora, as empresas contratadas começaram a aplicar 397 mil
metros cúbicos de terra para preparar a camada necessária para iniciar a
concretagem.
INTERRUPÇÃO
Nessa
camada, é preciso testar cada trecho terraplenado em laboratório para
saber se ele atende às especificações. O trabalho tem de ser
interrompido se chover.
Além da
concretagem do pátio, o consórcio vencedor, liderado pela Invepar
(empresa da Construtora OAS com fundos de pensão de bancos públicos),
terá de construir o novo terminal de passageiros. Segundo o Brandão, a
obra coordenada pelos militares foi planejada para não atrapalhar a do
terminal.
O Exército ainda
comemora a obra ter custado 30% menos que o projetado. Segundo Brandão,
a licitação foi feita em dois pregões diferentes, um para o
fornecimento de pedras e outro para os serviços de terraplenagem, este
dividido em dois lotes.
A concorrência fez com que o preço caísse de R$ 417 milhões para R$ 290 milhões, segundo o Exército.
Fonte: Folha de São Paulo
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