Na última sexta-feira, 2 de março, por volta das 5h20, a TAM perdeu a conectividade com seu sistema
de check-in devido a duas falhas simultâneas de comunicação: o rompimento de cabos de fibra óptica e uma falha na fusão de fibra óptica na região do ABC paulista. Ambos equipamentos são utilizados pela SITA – provedora de tecnologia da informação da companhia. As falhas afetaram todos os aeroportos onde a empresa atua, fazendo com que a operação de check-in fosse realizada manualmente. O sistema foi restabelecido às 11h20. Desde o primeiro momento, técnicos da provedora trabalharam em parceria com profissionais da TAM para normalizar a operação no menor tempo possível.
Enquanto o sistema esteve fora do ar, as equipes de aeroportos atuaram conforme plano de contingência pré-definido, e em momento algum o atendimento aos clientes foi interrompido. Entretanto, como o procedimento manual é mais demorado, a pontualidade dos voos foi prejudicada.
A TAM prestou assistência aos clientes afetados pela situação e orientou seus passageiros a fazer o check-in pelo site da empresa, no intuito de diminuir o impacto nos aeroportos. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) monitorou as operações da companhia nos principais aeroportos do país e não encontrou motivos para impor penalidades imediatas. O PROCON também fiscalizou o atendimento oferecido aos passageiros em Congonhas/São Paulo e não verificou irregularidades. Até as 16h30 de sexta, apenas duas reclamações sobre o ocorrido foram registradas pelo serviço Fale com o Presidente, canal de atendimento aos clientes.
Assim que o sistema foi restabelecido, rapidamente a operação da companhia foi regularizada e a pontualidade voltou a patamares normais.
Para evitar novas ocorrências, a TAM adicionará novas rotas de comunicação ao seu sistema de check-in. A companhia lamenta os inconvenientes causados a seus clientes e informa que tem prestado todas as informações solicitadas pelas autoridades, como de costume.
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